No período da manhã o evento teve uma mesa de abertura, que contou com a participação de autoridades presentes que trouxeram uma fala de saudação e da importância da realização da Conferência. Logo depois, uma segunda mesa foi formada por 4 pessoas, representando os tipos de deficiência. Esta mesa foi denominada: “Nada Sobre Nós Sem Nós” que tinha como objetivo trazer o olhar de cada tipo de deficiência para uma discussão ampliada sobre as necessidades de todos, sensibilizando e levando informação aos participantes da Conferência para que estes pensassem em propostas que atendessem a toda as pessoas com todos os tipos deficiência.
Na parte da tarde foram separados os grupos por cinco eixos temáticos, para as discussões e elaboração das propostas divididas em duas para âmbito municipal, uma para o estadual e uma para o federal. Os eixos foram divididos em:
EIXO I – Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência;
EIXO II – Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada;
EIXO III – Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência;
EIXO IV – Os desafios para comunicação universal;
EIXO V – Cidadania e Acessibilidade.
Durante a plenária final foram lidas as propostas dos grupos e as moções e realizada a eleição para os delegados estaduais.
A Conferência foi realizada através do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – COMPEDE, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária, com apoio da Secretaria Municipal de Acessibilidade esta foi realizada na Igreja Metodista Wesleyana, no Centro de Niterói.