Ontem (28), foi um dia histórico para o esporte paralímpico brasileiro. Aconteceu na Câmara dos Vereadores de Niterói uma Sessão Solene com entrega de Moções em alusão ao Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro e uma homenagem aos atletas pelo dia 22 de setembro, Dia do Atleta Paralímpico.
Estiveram presentes grandes nomes do esporte adaptado brasileiro, além de técnicos e atletas de uma nova geração. Uma noite de homenagens e muita emoção na entrega simbólica da tocha olímpica de Clodoaldo Silva , nosso Tubarão Paralímpico, que conquistou 14 medalhas em Paralímpiadas, para Pedro Henrique, da nova geração do tênis de cadeira de rodas.
A data foi escolhida por estarmos no “Setembro Verde”, mês que representa a luta das pessoas com deficiência por uma sociedade mais justa e inclusiva e também no “Setembro Azul” que representa as lutas e conquistas da comunidade surda. Um mês com tantas datas importantes para o movimento, para a quebra da invisibilidade.
A homenagem é emblemática para Niterói, no berço do Comitê Paralímpico Brasileiro, lugar em que grandes nomes do esporte construíram e constroem suas carreiras. E foi realizada em conjunto do Vereador, Professor Túlio, presidente da comissão da pessoa com deficiência da Câmara e da Secretaria Municipal de Acessibilidade